Religião funcional

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Em Maranhão todo terreiro de Tambor de Mina, assim como no mesmo país donde vem a Cultura (O benin) todo terreiro de Vodun tem nas paredes a foto dos dirigentes de Estado e do País. É o mínimo que se pode fazer (pedir reflexão dos dirigentes) aos assuntos da comunidade através das orações dedicadas as divindades.

Diferente daqui da cidade, onde se prefere sambar no mercado, usar ojá só em dia de festa e cito o caso, do último alagamento do laranjal, quem fez ebó para parar a chuva? Para que? se Religião Afro tornou-se midiatismo?

Bom, eu estava lá e espero mais humanidade das pessoas em saber que um Ilé não é nada mais do que um grande quilombo de ajuda a comunidade, diferente do que vejo, de altas taxas sendo cobradas por iniciações ebós, jogo e buzios.

Aí com que cara eu cheguei na audiencia ano passado quando a secretaria do Eduardo Leitte disse que “terreiros eram instituições comerciais”. ?

Atitudes como as daqui do Sul, donde a Religião Afro se comporta de uma maneira desajustada, depõem contra ela mesma.

Baba Kejaiye

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