Orixas são a natureza?

Postado em


As pessoas que lavem a boca como nós sacerdotes yorubas fazemos pela manhã (para evitar o uso profanO das nossas palavras pelos maus espíritos). Lavem a boca para falar o nome Orisá.

Orisá – forças genitoras do planeta terra, pouco no brasil são conhecidos seus nomes, embora muito se fale em orixá e nada se saiba

Imolé-Eborá – reis, rainhas e heróis divinizados na Republica Federativa da Nigeria: Exu em Igbeti, Ogun em Ire, Oxossi em Ketu, Logun em Edé, Soponã em Nupê, Sango em Oya, Oya em Nupe, Osun em Osogbo, Iyemoja em Abeokuta, Olufon em Ifon, Ajagunan em Ejigbo, Oko em Lejugbe.

Imoles NÃO SÃO a natureza, estão encantados em elementos que existem antes deles terem nascido em território africano.

Orixas não são a natureza, eles tem poderes próprios, não são divinizados.

A natureza para nós Yorubas é simplesmente “a natureza”. Todos os demais Deuses possuem inteligência própria (diferente dos Deuses da Umbanda e de Angola, os Inkisse).

Do mais todas forças siderais astrais são chamadas de Odú.

A Religião Politeísta é uma religião em que Deuses só são encontrados dentro dos seus templos, através dos seus sacerdotes, não se fala com deuses ao topo de montanhas, nem nos mares nem nas cachoeiras. Essa tradição e de Angola, não é a Yoruba!

Indivíduo nasce só, morre só, única força que acompanha o indivíduo 24h ao dia é ele mesmo, seu Orí, sua alma, fonte de benefícios desde que, ele saiba confiar em sí mesmo, ter auto estima, ter a capacidade, dele mesmo, ser o arquiteto do seu caminho.

Baba Kejaiye

Anúncios