Conflitos em terreiros

Postado em


 

Lidamos com seres humanos. O “ser religioso” não torna ninguém melhor ou pior, pois existem pessoas Religiosas (e me refiro a cosmologia) e a pessoas que vivem a religião socialmente (iyaepega). O sacerdote como líder religioso tem essa função, de ser o intermediário das divindades e o intermediário das relações humanas. Como disse uma vez Agenor Miranda (oluwo) “não existe religião má, quem faz a religiao má são os adeptos”. Mas uma vez que, os adeptos representem também a religião, devem primar pela sua conduta. Aqui temos conflitos entre pessoas como em qualquer lugar social onde convivem pessoas, a questão aqui é conflitos pessoais não interferem a mim nem na casa. O que interfere em mim e na casa e quando o conflito passa a ser entre as pessoas e os deuses, isso não permito. As pessoas não são obrigadas a se relacionar com quem não desejam, mas o respeito aos deuses, isso é fundamental e não abro mão.

A que me refiro? duas pessoas aqui não se davam. Ok, tudo bem. Agora um dia uma dessas pessoas entrou em transe o outro ridicularizou o transe da pessoa com orixa que nela havia sido iniciado por não gostar da pessoa, mas o desrespeito foi com o orixa e não com a pessoa e por consequencia o desrespeito para comigo. Ate porque aqui não existe “orixa individual” então não estavam desrespeitando “a iyemanja da fulana” e sim “iyemanja na fulana” pois para mim iyemanja é uma só e não permito esse tipo de coisa dentro do templo de orixa que justamente é a casa dos deuses, nesse dia pedi o afastamento dessa pessoa da casa.

Baba Kejaiye

