Porque as pessoas “morrem”?

Postado em Atualizado em


Hoje, terça-feira dia de Nana e um dia bom para lembrar … Porque as pessoas morrem Baba Kejaiye?

Devemos primeiramente lembrar que para nos Yorubas, a morte e apenas do corpo físico, a alma, o espírito continua a existir. Por isso nos Nagos não fazemos luto, pois nao existe o fim. Em nossos ritos fúnebres vestimos o branco, pois o branco e a cor de Igbale a divindade que encaminha os mortos e também e a cor que simboliza a vida.

Em um período longínquo a humanidade estava em vias de extinção. Obatala estava criando muitos seres humanos através do barro que a deusa Nana havia dado a ele mas o barro também chamado pelos Yorubas de “lama primordial” estava em vias de extinção.

Olodumare nosso deus do cosmo e criador dos orixas queria que um dos Orixas se incumbisse da tarefa de desfazer os corpos dos seres humanos para que houvesse então mais lama e novos seres fossem criados. Os orixas gostavam muito dos seres criados e nenhum quis assumir a missão.

Eis então que Iku (a morte) o mais destemido dos orixas assumiu a missão. Iku viria de tempos em tempos na terra desfazer a massa que voltaria a Nana.

Quando Nana a deusa da terra recebe a massa que pertence a ela e que fora um dia um ser vivo, ela chora sobre ela, amolecendo o barro e propiciando que Obatala crie novos seres e assim se faz o ciclo, pessoas devem partir para outras poderem nascer.

Motumba! Baba Kejaiye

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s