O Zelador de Orixa

Postado em Atualizado em


Ontem minha omo-orisa me dizia de sua preocupação para comigo, em relação a minha Liberdade de Expressão. Que temia pela minha vida, em relação as coisas que eu posto.

Todos nós corremos riscos diariamente. Quando aos 7 anos de idade fui acometido pelo cancer, a medica dizia a minha mãe sobre os riscos “riscos, corremos ate ao atravessar a rua”.

Sou um sacerdote de Obatala, não tenho medo de feitiço. Sou um ser humano, risco de vida como dizia minha medica na PUC ate ao atravessar a rua, colocamos nossa vida em risco.

Assim como e de responsabilidade do medico curar, do pedreiro construir, do policial proteger eu tenho um cargo sacerdotal. Se tenho pessoas em minha casa que não vestem esta camiseta, nao foi a eles conferido esta responsabilidade. Embora acho que o minimo que podemos fazer pelo Culto de Tradição de Orixa uma vez que bolamos e somos convidados dentro de poucas pessoas que o foram, a sermos iniciados, temos essa obrigação de representar a Religião de Matriz Africana.

Não ficar escondendo colares de contas embaixo da roupa. Colocando o branco so quando chegamos no terreiro, falando baixinho a palavra “exu”.

Eu tenho responsabilidade de gerir a boa informação. A informação saudável, da Cultura, da Religiosidade.

Tenho mais medo de ser vitima de apedrejamento como foi o caso da menina vitima da Intolerancia Religiosa Neo-Pentecostal que e outra questao muito peculiar, da comparação do Culto de Tradição de Orixa com esse circo armado pelos pastores. Culto de Tradição de Orixa e um culto de louvor, as pessoas vao louvar os deuses. Nessas igrejas de meia-tigela deveria ser o mesmo sistema. As pessoas irem louvar a Jesus? Mas Jesus e ali, um medico do SUS! Para livrar as pessoas do vicio, da macumba, das drogas, do álcool, do problema financeiro. Onde esta a fe nisso tudo? A fe esta no problema ser resolvido? Nos nao, nossa fe esta no agradecimento e na crença que receberemos de acordo com nosso merecimento, Culto de Tradição de Orixa não é SUS!

Voltando a questao da vida a favor da vida, não tenho medo de postar aqui questões de colegas que me parecem querer denegrir o Culto de Tradição de Orixa. E minha responsabilidade faze-lo, isto deve ser entendido. A isto presta-se o meu cargo. Isto que e ser Babalorixa, Babalorixa nao existe somente para os Iniciados a Orixa, Babalorixa e um Sacerdote para o mundo. Talvez as pessoas nao saibam disto e e momento de saber. Estar ligado a obras sociais, a elevação da cultura são marcos de um Babalorixa.

Agora, a quem esta fazendo o trajeto contrario, não sou eu que tenho que deixar de falar uma coisa ou outra, ao contrario, as pessoas que devem se retratar perante a comunidade e dar então as devidas explicações.

Motumba! (Meus respeitos), Baba Kejaiye

Deixe um comentário

