Mas afinal, o que é ser Babalorixá?

Postado em


Sábado conversava com a ebomi da casa de nagô, iniciado a IyaOgunté e falava sobre minha trajetória religiosa. Recebi meu Deká aos 21 anos mas só em 2008 senti-me encorajado a fundar a Casa de Nago. Mostrei a ela, sobre minha mesa, um exemplo banal, de um folder de propaganda da tv a cabo. O que é tv a cabo? Se não possuir eu, condições de responder a mim mesmo a esta pergunta, que condições tenho eu de vender este produto?

Não que religião seja um comércio, longe disto, mas só para ficar no exemplo, somente me vi encorajado ao cargo, embora já havia o recebido, no momento, que internamente pudesse eu responder as minhas perguntas, sanar minhas duvidas.

Demais, temos obrigação de responder as questões levantadas pelas pessoas. Temos obrigação, nós Babalorixas de sanar as duvidas que surgem, primar pela boa informação.

Ser Bababalorixa não é cumprir os anos iniciáticos, como vejo a maioria fazer em nações que não se utilizam de cargos e ao que me parece, ao final deste, as pessoas sustentam títulos, sim, somente títulos, pois existe uma diferença banal em iniciar omo-orixas e ser um Babalorixa. Não somos máquinas de iniciar pessoas, somos representantes de uma cultura.

Demora, leva tempo. Não basta cumprir os 7 anos, não basta ser ebomi.

O exercicio da solidariedade, da comunhão, da mediação da paz, da comunicação, tem que caminhar paralelamente com o aprendizado litúrgico.

Ser Babalorixá não é só entender de religião, é conhecer o mundo, as pessoas, conhecer o certo e também conhecer o errado!

Ser Babalorixá é ser isto.

Baba Kejaiye

Deixe um comentário

