Padrinho/Madrinha, uma lógica, um conceito

Postado em


Padrinho/Madrinha, uma lógica, um conceito

Há de entender-se que, um Padrinho ou Madrinha é para tanto o substituto legal dos pais, em sua falta, e com isso, dentro dos parâmetros religiosos que utilizan-se destes dois conceitos, os mesmos devem ser possuidores dos mesmos cargos que detém pai ou mãe para que possam então cumprir com suas tarefas.

A exemplo: Uma padrinho ou madrinha deve ser Egbomi (ter a cuia do deká e os 7 anos de iniciação) pois nele encontram-se calcados os maiores mistérios que, toda via, irão substituir o sacerdote, na falta destes, o padrinho ou madrinha, podem terminar as iniciações faltantes, de quem, o apadrinhou.

Conflitos: Como dar como Padrinho ou Madrinha, a um Iyawo (elegun) uma pessoa que não tem Deká? Só podemos dar aquilo que recebemos, como este suposto Padrinho ou Madrinha irá ajudar nas obrigações, que para ele mesmo lhe falta? De onde este suposto Padrinho ou Madrinha irá retirar o Ebó (faca sacrificial) para poder imolar os animais dentro do Asè? Fica a pergunta …

No tocante a Umbanda, Padrinhos ou Madrinhas devem ser segundos-caciques, se não este, no mínimo, médiuns que já tenham o guia chefe, identificado, grafado e no mínimo assentado. Pois, como terminar um desenvolvimento mediúnico na falta de um pai ou mãe, se o desenvolvimento mediúnico deste médium se quer esta concluído?

Pense nisso!

Padrinho e Madrinha é coisa séria!

Eurico Pontes Nunes, todos direitos reservados ao autor do texto. GUETO – Grupo de Estudos da Tradição de Orixá. Anagonú-Oluorogbo, Pelotas,RS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s