Dançando xirê ou Cultuando Orixás?

Postado em


Dançando xirê ou Cultuando Orixás?

Estava refletindo sobre algo aqui, em verdade um problema que vejo acontecer, não aqui mas em casas que possuem paralelamente Culto de Incorporação de Espíritos e Culto de Tradição de Orixá, não me entendam mau, mas é o que é …

Minha sugestão e que nessas casos, Abiãn não participa-se da roda (os que são de Umbanda). Motivo: em uma casa donde cultua-se somente Orixás os abiãns estão voltados somente para aquela liturgia, ali é o caminho que destina-se a eles, claro, que como Abiãns, estão livres para vir e ir, sem mesmo jamais adentrar nos mistérios da religião.

Nos casos de Abiãn, advindos da Umbanda, estas pessoas ali já foram iniciadas, consagradas, já estão com seu caminho pré e/ou destinados. Acaba-se que na maioria das vezes ou por parte do Zelador (a) ou para fazer volume, ou por parte da pessoa em questão, por, curiosidade, vai dançar Xirê. Só que eu não vi até hoje alguém que esteja vivenciando isso, e que não entrega-se sua alma para estar na Umbanda, colocando a todo momento Orixá em segundo patamar.

Então há de se separar uma coisa de outra, sim. Não digo que não se possa frequentar ambos cultos, embora não exista motivos litúrgicos para isto nem eu pessoalmente seja a favor, peço cautela de que as pessoas antes de adentrar, nos mistérios do Culto de Tradição de Orixá saibam o que estão fazendo. Saibam que este é uma religião séria (não que a outra não seja) mas que temos filosofia, cosmologia, teologia e liturgias a serem aprendidas e seguidas. Do contrário as pessoas vão viver a vida toda apenas “dançando xirê”.

Motumbá! Bàbá Kejàiyé

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s